A Câmara de Vereadores de Colinas promoveu uma sessão ordinária nesta quarta-feira (15.12). Também houve eleição da nova Mesa Diretora.
Os cinco projetos que foram para votação foram aprovados: o Projeto de Lei n° 051-01/2021, que altera dispositivos da Lei Municipal nº 1748-01/2017; o Projeto de Lei n° 052-01/2021, que autoriza o Poder Executivo a concretizar parceria voluntária com a APAE de Estrela e o Projeto de Lei n° 053-01/2021, que autoriza o Poder Executivo a concretizar parceria voluntária com a Associação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Imigrante e Colinas - IMICOL. Também foram aprovados o Projeto de Lei n° 054-01/2021, que autoriza o Poder Executivo a efetuar abertura de Crédito Suplementar no valor de R$ 432.000,00; e Projeto de Lei n° 055-01/2021, que fixa valores dos impostos, taxas e tarifas públicas do Município para o exercício 2022.
A Indicação n° 021/2021, do presidente da Câmara, Fabiel Adolfo Zarth (MDB), que indica ao Poder Executivo que, após os trâmites regimentais, utilize os recursos orçamentários e financeiros não utilizados pela Câmara de Vereadores em 2021, na aquisição de computadores portáteis para uso da Emater/Ascar de Colinas, também foi aprovada. A indicação requer também que os recursos sejam utilizados na pintura da sinalização viária central do Município e na colocação padronizada de placas indicativas da denominação das ruas da cidade.
A Mensagem de Veto nº 02-01/2021, referente à Emenda Aditiva ao Art. 3º do Projeto de Lei nº 044-01/2021, ficou retida na Casa pelo presidente da Câmara. Na tribuna, Zarth comentou que foi feita uma polêmica desnecessária sobre o projeto. "Simplesmente foi solicitado o teto de gastos ao Poder Executivo. Evento nenhum foi questionado ou negado. Não era necessário esse temporal todo”, afirmou.
Na tribuna, os vereadores Rodrigo Lagemann Horn (MDB) e Marcelo Schroer (MDB) também mencionaram o projeto. “Nunca se votou contra os eventos. Nós apenas estamos aqui para fiscalizar os gastos do Executivo”, salientou Horn. Já o vereador Marcelo Schroer (MDB), leu um trecho de uma ata de 2002, quando o atual prefeito, Sandro Herrmann, era vereador. Na época, Herrmann reclamava da falta de esclarecimentos sobre verbas destinadas a um grupo cultural de Colinas. Schroer também disse que a Administração precisa ter mais organização. “Os vereadores têm direito de saber quanto vai ser gasto. O jeito é ter mais organização”, finalizou.
As vereadoras Sandra Raquel Fusiger (PTB) e Silvia Patrícia da Costa usaram a tribuna para parabenizar os organizadores do evento Natal Luz e Vida, que ocorreu no último final de semana, em Colinas.

Nova Mesa Diretora
Durante a sessão ordinária, a última de 2021, também foi eleita a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores para o exercício de 2021. Houve chapa única e os nove vereadores votaram a favor da chapa. Com a aprovação, a partir do próximo ano, o novo presidente será o vereador Juliano Kohl; vice-presidente, vereador Rodrigo Lagemann Horn; secretária, vereadora Sandra Raquel Fusiger; e segundo secretário, vereador Fabiel Adolfo Zarth.
A próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores Colinas está marcada para o dia 2 de fevereiro de 2022.

Nova Mesa Diretora: Vereadores Rodrigo, Juliano, Sandra e Fabiel
Presidente da Câmara, Fabiel Zarth, usou a tribuna para falar sobre a polêmica do veto referente à Emenda Aditiva