Uma sessão solene, realizada nesta quarta-feira (15.12), oficializou a denominação do Plenário da Câmara de Vereadores de Colinas como “Plenário Vereador Norberto Andrade”. O Projeto de Resolução n° 001-01/2021, que dá a denominação ao plenário, foi apresentado pela Mesa Diretora, através do presidente, Fabiel Adolfo Zarth. Familiares do ex-vereador e diversas autoridades participaram da solenidade.
Norberto Andrade era popularmente conhecido como Xipa e faleceu no dia 17 de março deste ano, aos 70 anos. Ele marcou sua atuação como vereador por quatro legislaturas: de 1993-1996, 1997-2000, 2001-2004 e 2005-2008, não tendo completado a última vereança por motivos profissionais. Foi presidente da Casa em 2001, sendo um dos expoentes da política local, trabalhando pelo progresso de Colinas. Além disso, foi uma liderança na participação de emancipação do município, no início dos anos 1990.
Xipa deixou a esposa Délcia e as filhas Josiane e Daiane, além de genros e netos. Josiane Andrade Arnhold fez um discurso, em nome da família, lembrando o legado do pai. “Ele sempre foi incansável trabalhando pelo crescimento do seu povo, como ele dizia. Lutava pelos seus objetivos, servindo aos outros sem se servir dos outros. Com esse trabalho solidário, foi um expoente”, lembrou. Josiane também agradeceu a homenagem. “Gostaria de agradecer ao povo que acreditou no meu pai nos quatro mandatos, e agradecemos imensamente aos idealizadores desta homenagem, que eterniza o nome do meu pai nesta Casa”.
A solenidade foi aberta somente a convidados, mas foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Câmara. Ela está disponível e pode ser acessada pelo www.facebook.com/camaracolinasrs.

O que amigos e autoridades dizem sobre Norberto Andrade
A sessão solene foi acompanhada por diversos amigos e autoridades. Confira o que eles disseram, nos seus discursos, sobre o ex-vereador Norberto Andrade.

“Logo que cheguei em Colinas, eu conheci o Norberto. Inspirado no exemplo do Norberto, em 2016, fui eleito vereador. Nada mais justo que homenagear uma pessoa tão benquista na nossa comunidade. Foi precursor na busca pela emancipação, sempre atuante e participativo junto à comunidade e entidades. Assim, ficou conhecido como homem do povo.”
Presidente da Câmara de Vereadores de Colinas, Fabiel Adolfo Zarth

“Essa é uma homenagem espetacular. O Norberto sempre esteve com a gente, sempre me ajudou. Me ajudou muito quando fui candidato a deputado estadual. Hoje, como prefeito de Estrela, penso que se cada um de nós deixar o legado que ele deixou, vamos partir de coração leve. Não poderia ter homenagem mais bonita que esta ao Norberto. Esse cara merece.”
Prefeito de Estrela, Elmar Schneider

“Essa homenagem é muito justa. O Norberto estava sempre envolvido, não só na política, mas sempre era um defensor, sempre era participativo na comunidade. Esse é o seu legado. Ele nos ensinou que as diferenças que temos são normais, mas jamais podemos deixar de manter o respeito e a amizade para pensarmos no bem comum do nosso município.”
Sandro Herrmann, prefeito de Colinas

Legendas:
Na sessão solene, vereadores e familiares do ex-vereador Norberto Andrade
Filhas do ex-vereador Norberto, Daiane e Josiane, esposa Délcia, com o presidente da Câmara, Fabiel Zarth