Liquidação Extrajudicial da Languiru pauta reunião com vereadores.

Após a sessão ordinária do Legislativo de Colinas desta quarta-feira, 19, os vereadores se reuniram com Paulo Roberto Birck, que foi eleito e empossado liquidante no Processo de Liquidação Extrajudicial da Languiru. A convite da parlamentar Silvia P. dos Santos da Costa (PTB), ele falou sobre a situação da cooperativa e os próximos rumos para tentar a reorganização econômica, financeira e dos negócios. O encontro também contou com a presença do prefeito Sandro Herrmann, secretários e convidados.

No início de explanação, Birck reforçou que a Languiru passa por um processo doloroso, triste e, de certa forma, inacreditável. “Até o ano passado, víamos a cooperativa inaugurando investimentos e incentivando os associados a apostar nas propriedades. Todos imaginavam que estava tudo certo. E agora o que sabemos é que a situação é caótica e que é necessário agir para o colapso não se instalar”, destacou, reforçando que não havia outra saída a não ser recorrer à Liquidação Extrajudicial.

“A partir de agora, eu, Paulo, que era presidente da Languiru, fui dissolvido e sou o liquidante, que responde por toda a cooperativa, com um novo Conselho Fiscal para acompanhar e fiscalizar todos os passos do liquidante”, detalhou. Birck disse que será chamada uma assembleia de credores para apresentar o Plano de Pagamento e focar em colocar recursos em caixa. “Temos propostas de venda de ativos e de investidores que querem comprar parte da cooperativa. Vamos avaliar. O que precisamos é tirar os prejuízos dos associados e fornecedores, e se conseguirmos retomar a operacionalização teremos uma nova Languiru.”

No encontro, os participantes também aproveitaram para esclarecer dúvidas e reforçar a importância da cooperativa para todos os associados, funcionários e a região.