Legislativo devolverá recursos do orçamento para auxiliar vítimas da enchente.

A Câmara de Vereadores de Colinas está empenhada em auxiliar as famílias atingidas pela enchente que castigou o município e o Vale do Taquari. Na tribuna da sessão desta quarta-feira, 13, o presidente do Legislativo, Rodrigo Horn (MDB), anunciou que os recursos orçamentários e financeiros que não serão utilizados pela Câmara de Vereadores no exercício de 2023 serão devolvidos para que o Executivo aplique nas principais necessidades dos colinenses afetados pelas águas do Rio Taquari.

“Vamos calcular nossos gastos fixos, cortando viagens para Porto Alegre, Brasília e demais diárias até o final do ano. O valor que não utilizaremos será encaminhado para que o Executivo possa analisar a melhor maneira de investir esse recurso. Não é um valor muito alto, pois a nossa Câmara é uma das mais enxutas da região, mas vamos ajudar com o que temos”, destaca Horn, lembrando que os parlamentares de Colinas não recebem 13º salário e nem por sessão extraordinária. Para esse repasse, explica o presidente, será necessário fazer um projeto, que será logo elaborado.

Sugestões de investimentos
Como sugestões de investimentos com os valores repassados pela Casa, Horn citou o pagamento do aluguel social para as pessoas que perderam suas casas, como já vem sendo feito por outras cidades. Outra possibilidade é auxiliar as empresas e o comércio atingidos, minimizando os impactos e até as demissões que podem ocorrer em razão dos prejuízos. “Não é nada bom perder seus móveis em casa e ainda ficar sem trabalho.”
O parlamentar lembrou ainda que, há alguns meses, Colinas recebeu uma verba de emenda parlamentar com recurso livre, ou seja, com um valor que poderia ser aplicado na aquisição de qualquer equipamento necessário ao município. “Por isso, nossa sugestão é que o Executivo invista na compra de um barco para auxiliar as famílias em situações de cheia. Todo ano, ou de dois em dois anos, temos uma cheia. Por que, então, não investir em um barco? Não é um valor exorbitante e pode ajudar a salvar vidas”, reforça.