Aprovada inclusão do Trem da Imigração no Calendário de Eventos de Colinas.

Vereadores também deram parecer favorável à abertura de crédito especial e à cedência de espaço público para empresa local.

A Câmara de Vereadores de Colinas aprovou, por unanimidade de votos, três projetos de lei do Executivo, na sessão de quarta-feira, 5. Um deles trata da inclusão do Trem da Imigração no Calendário de Eventos de Colinas de 2023. Na justificativa, o poder público explica que em 2022, quando o calendário foi elaborado, a atração ainda não tinha data confirmada. O passeio turístico é feito entre Colinas e Muçum, nos dois sentidos.

Outro projeto que recebeu parecer favorável prevê a abertura de crédito especial, no valor de R$ 4,5 mil. O valor é devido à necessidade da devolução dos rendimentos gerados referentes aos recursos federais recebidos, de anos anteriores, para a aquisição de equipamentos para a Secretaria Municipal da Saúde.

O terceiro projeto aprovado cede espaço público para a colocação de placa de publicidade pela empresa Vinícola Casa Tassinary Ltda., na Área de Lazer José Roberto Frielink. Em troca, o empreendimento permitirá o uso do espeço físico para eventos e reuniões da Administração Municipal, conforme a disponibilidade.

Projeto baixado
O projeto que autoriza o Executivo a conceder um prédio de patrimônio do município, localizado na Rua Olavo Bilac, nº 747, no centro, à empresa Rodo Vias Tintas e Sinalização Viária Ltda., que já está instalada no local, foi baixado pelos parlamentares. Segundo o Executivo, o empreendimento precisa aumentar o espaço físico e, consequentemente, a produção, e se compromete a realizar as obras necessárias. A área total possui 2.025,01 metros quadrados, com um pavilhão de 880,67 metros quadrados.
Para a votação do projeto, os vereadores vão solicitar o protocolo de intenções da empresa, o relatório financeiro e contábil dos últimos 12 meses, além da avaliação do imóvel por um corretor credenciado.

Na Tribuna:
– Vereadora Silvia P. dos Santos da Costa (PTB): parabenizou a comunidade católica pela organização do Baile de Kerb, realizado no último sábado. Também agradeceu à Secretaria de Obras pela colocação da lâmpada de iluminação pública na localidade de Ano Bom. Citou ainda que conversou, na semana passada, com moradores da Linha Leopoldina e Ano Bom Alto, que novamente solicitaram reformas nos necrotérios das duas comunidades. “Quero, aqui, reforçar o pedido para secretaria competente.” Informou ainda que esteve em Porto Alegre, em audiência na Secretaria de Desenvolvimento Rural, onde entregou demandas dos produtores locais ao secretário Santini. “Também falamos sobre a nova Cooperativa de Suinocultores dos Vales (Cosuval), que está sendo estruturada, e juntos agendamos uma reunião com órgãos do estado, líderes e o presidente da cooperativa. A Cosuval já formalizou sua diretoria, sendo que a formação inicial abrange cerca de 10 municípios do Vale. De Colinas, temos três produtores incluídos na diretoria.” O foco é na cadeia de matrizes, crecheiros e os terminadores para comercialização. “O estado se comprometeu a auxiliar no que for possível para o desenvolvido da cooperativa. Desejamos que todos tenham muita prosperidade, façam bons negócios e que os nossos produtores tenham dias melhores”, enfatizou.

– Vereador Fabiel Zarth (MDB): lembrou que em sete anos de mandato, dos quais presidiu a Casa por duas vezes, trabalhou sempre pelo bem-estar da população, sem radicalismo e perseguição. Quando necessário, usou a tribuna para elogiar a Administração. “Mas, tudo na vida, tem um limite, e o limite chegou. Um município que trabalha em prol do turismo e quer se desenvolver neste sentido, está abandonado a população, sem falar os turistas. É triste e lamentável, mas aqui em Colinas está melhor trafegar nas estradas de chão do interior, do que em vias pavimentadas
da área urbana. Faz mais de um ano que estamos falando deste assunto e nada é feito. Para aquele buraco na frente do Restaurante Frozza já foi feito até um bolo de aniversário. Sem falar de outras dezenas de buracos espalhados pela cidade”, reclamou. O vereador também citou, novamente, a situação da Rua Gustavo Haas. “Após esse inverno, com muita chuva, ficará intransitável. Quero, encarecidamente, mais uma vez, pedir para a Administração um pouco mais de respeito e consideração para manter, pelo menos, aquilo que está pronto. Se não conseguem nem manter o que já estava feito, peçam ajuda para outros municípios, quem sabe. Mais respeito com a comunidade.” Em relação ao projeto que trata do incentivo à empresa, ele citou que gostaria de mais informações e esclarecimentos. “Um assunto delicado, precisa de uma discussão mais ampla. Não somos contra o incentivo, mas precisamos de mais dados para votarmos.”

Projetos aprovados:
ORIGEM EXECUTIVA
☑️ Projeto de Lei nº 033.03.2023: Inclui o evento Trem da Imigração no Calendário de Eventos do Município de Colinas para o ano de 2023, e dá outras providências.

☑️ Projeto de Lei nº 034.03.2023: Autoriza o Poder Executivo a efetuar abertura de Crédito Especial no valor de R$ 4.500,00, e dá outras providências.

☑️ Projeto de Lei nº 036.03.2023: Autoriza o Poder Executivo a ceder espaço público para a empresa Vinícola Casa Tassinary Ltda. para a colocação de placa de publicidade, e dá outras providências.

Projeto baixado:
☑️ Projeto de Lei nº 035.03.2023: Autoriza o Poder Executivo a conceder incentivo à empresa Rodo Vias Tintas e Sinalização Viária Ltda., e dá outras providências.

A próxima sessão ordinária do Legislativo de Colinas será no dia 19 de julho, às 19h.