Aprovado crédito de R$ 350 mil para ações de respostas a desastres .

Projeto aprovado pelos vereadores de Colinas visa dar assistência às famílias afetadas pelas últimas enchentes

A Câmara de Vereadores de Colinas se reuniu nesta quarta-feira, 3, para apreciar o único projeto de lei enviado pelo Executivo. Trata-se do que autoriza a abertura de crédito especial de R$ 350 mil devido ao recurso recebido da Defesa Civil Estadual, através do Fundo Estadual de Defesa Civil (Fundec).O valor visa executar ações de respostas a desastres, como socorro e assistência às populações afetadas e ações de socorro e de assistência emergenciais às despesas de custeio operacional e apoio financeiro às Coordenadorias Municipais de Defesa Civil e às entidades assistenciais sem fins lucrativos. Também medidas para restabelecer a segurança e serviços essenciais à população, visando a retomada do bem-estar da comunidade.

Tribuna:

Vereador Klaus Driemeier (PP): agradeceu em nome da Administração Municipal e dos colinenses emendas parlamentares destinadas ao município, especialmente à pasta da Agricultura, da qual foi secretário até retornar à Câmara. Destacou, principalmente, recursos repassados entre março até terça-feira, dia 2. “No dia 21/03, a Secretaria da Agricultura fez um projeto de recuperação de solos e o Fundo Estadual da Defesa Civil nos repassou R$ 78 mil. Foi feito um pregão eletrônico e conseguimos comprar adubo 5-2020, de acordo com aquelas propriedades que perderam, e já tem vencedor e devem entregar na próxima semana.” Citou ainda valores repassados pelos senadores Paulo Paim e Luis Carlos Heinze, e pelos deputados Pompeu de Matos, Marcelo Moraes, Lucas Redecker, Giovanni Feltes e Giovanni Cherini. “E um pedido meu, feito na Secretaria da Agricultura, seria para a aquisição de um caminhão novo para o próximo mandato. Quero agradecer a todos os vereadores que se dedicaram a convencer os seus deputados, seus senadores. Emendas sempre vêm bem.”

Vereador Marcelo Schroer (MDB): abordou sobre o único projeto aprovado na sessão. “Espero que não precisemos devolver mais nenhum valor por falta de planejamento. Espero que tenha um plano de trabalho para a aplicação dos recursos onde mais precisa. Minha sugestão é de que usem o dinheiro para comprar coletes salva-vidas, um barco com motor, enfim, em itens que realmente ajudem as pessoas.” Também destacou emendas enviadas ao município. “Os deputados do MDB também, todos os anos, repassam recursos. Mesmo a gente não estando na situação no governo, nunca deixamos de buscar valores. Temos que agradecer o Alceu Moreira, Giovanni Feltes e a todos os parlamentares pelo apoio.” O vereador também voltou a solicitar mais ajuda aos agricultores, ao citar o ofício enviado pelo Conselho Municipal de Colinas (Comcol). “Eles querem receber o valor do Talão Nota 10 sem precisar comprovar com notas fiscais. Acho que é o momento, pois os nossos agricultores não foram beneficiados com auxílio nenhum, só horas máquinas, mas que todo mundo foi. Gostaria mesmo que o Executivo olhasse com carinho esse ofício do conselho.”

PROJETOS APROVADOS:

ORIGEM EXECUTIVA
☑️ Projeto de Lei nº 044.04.2024:
Autoriza o Poder Executivo a efetuar abertura de Crédito Especial no valor de R$ 350.000,00 (Trezentos e cinquenta mil reais), e dá outras providências.

Próxima sessão: 17 de julho, às 19h.